O projeto Lota Digital é referenciado no combate à pesca ilegal em relatório mundial do UNICRI, Instituto da ONU
O projeto Lota Digital foi mencionado no relatório global “Technology and Security: Countering Criminal Infiltrations in the Legitimate Supply Chain” do UNICRI, Instituto Inter-regional de Pesquisas das Nações Unidas para o Crime e a Justiça da ONU.
Neste relatório é demonstrado o papel diferenciador que a tecnologia representa na resolução da complexa questão da atividade criminosa exercida nas cadeias de abastecimento, na qual solução Lota Digital atua, mais diretamente na cadeia de valor do pescado.
A Lota Digital, desenvolvida pela Bitcliq em 2019, em parceria com a Docapesca, aplica tecnologias de ponta como a Inteligência Artificial e Blockchain, em todas as etapas da cadeia de abastecimento do pescado.
A solução permite ao dotar todos processos e seus intervenientes de tecnologia, desde o pescador, vendedor, fornecedor, até ao consumidor final, aplicar várias camadas de segurança antifraude em cada etapa da cadeia, eliminando as suas vulnerabilidades. Através do Blockchain e da Inteligência Artificial, a solução digital não só protege o produto, neste caso o pescado, conferindo legitimidade à sua origem e qualidade, como também dá segurança e fornece ferramentas adicionais para investigar e combater as atividades criminosas.
Desta forma, estas tecnologias aplicadas pela Lota Digital podem desempenhar um papel muito importante para limitar:
– A utilização de métodos ilegais de pesca;
– A infiltração na cadeia de valor;
– A etiquetagem errada para enganar consumidores e compradores;
– Entre outras práticas proibidas.
Leia aqui o relatório do UNICRI na integra e encontre a referência à Bitcliq na página 132 do documento.